domingo, 5 de setembro de 2010

A Importância de Contar Histórias para as Crianças

A psicopedagoga Cláudia nos explica que quando contamos histórias para as crianças, estas trazem alegria e o prazer de ler, compreender e interpretar a si própria e à realidade. Esta linguagem propicia agrupar as pessoas, aproximar e compartilhar.
As fábulas, contos e as lendas são organizadas de acordo como os mitos que a sociedade produz. Estas narrativas quando lidas ou contadas pelos adultos, possibilita para a criança que os mitos representados ajudam na construção de sua identidade social e cultural.
Quando se lê uma história a criança internaliza as funções sintáticas da língua, aumenta o seu vocabulário e seu campo semântico. Porém, quando se conta a história devemos estar dominado e se apoiando ao livro como acessório integrado a técnica dos gestos e da voz. A criança além da história promove o encontro com a leitura, para que possa adquirir um modelo de leitor e desenvolve o prazer de ler e o sentido do livro.
Silva, destaca no seu site, que as histórias estimulam na criança, funções cognitivas importantes para o pensamento, observando as figuras e o texto lido ou narrado, o pensamento hipotético, raciocínio lógico, pensamento divergentes ou convergentes, relações espacias e temporais (início, meio e fim). Os enredos geralmente são organizados de forma que um conteúdo moral dos personagens e com isso, auxilia na construção da ética e da cidadania nas crianças.
Em outro site, destacamos que um leitor para se tornar competente é aquele que por iniciativa própria é capaz de selecionar dentre os trechos que circulam socialmente
Assim, pode-se observar que a capacidade para aprender está ligada ao contexto pessoal do indivíduo. Desta forma, Lajolo (2002) afirma que cada leitor, entrelaça o significado pessoal de suas leituras de mundo, com os vários significados que ele encontrou ao longo da história de um livro, por exemplo.
Em um outro site visitado, destaca que o ato de ler, não representa apenas a decodificação, já que está não está relacionada a uma experiência, fantasia ou necessidade do indivíduo. De acordo com os PCN's (2001), a decodificação é uma das etapas de desenvolvimento da leitura. A compreensão das ideias percebidas, a interpretação e a avaliação são outras etapas que juntam-se no ato da leitura. A necessidade de trabalhar com a diversidade textual, segundo os PCN's (2001), fazem com que a pessoa se desenvolva nas etapas da leitura para poder contribuir com a formação de leitores competentes.

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