domingo, 5 de setembro de 2010

A Informática Aplicada a Educação

Este artigo foi escrito pelo GERALDO MAGELA DA SILVA, explica de que forma podemos utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem educativa com os aluno, através de softwares educativos.
A informática educacional proporciona aos alunos e professores um ambiente que estimula a aprendizagem, estes recursos favorecem projetos interdisciplinares e cooperativos, vai depender da metodologia de cada escola.
Para que o homem se torne um ser social, vai depender da forma que ele vai utilizar o computador, por isso, a educação deve partir de uma concepção construtivista-interacionista. Para que o computador seja um instrumento de aprendizagem, o aluno deve atuar de forma participativa no seu processo de construção de conhecimento de forma ativa, interagindo com o instrumento de aprendizagem.
A partir desta visão o aluno assume o lugar de professor e o computador de aluno. Sendo assim, o aluno vai aprender fazendo descobertas, respeitando o seu próprio pensamento, para construir uma melhor aprendizagem. O termo “construcionismo”, caracteriza-se pela interação aluno-objeto, mediado por uma linguagem de programação o Logo. O professor que conhece esta linguagem proporciona aos alunos a interação, mediando a aprendizagem por descoberta.
Para podermos trabalhar com a informática na educação, um dos maiores desafios é a mudança na postura de seus profissionais. Como esta situação é nova o enfoque teórico também deve ser mudado, criando novas posturas e formação para os profissionais da educação.
A tecnologia evolui muito rápido, novos computadores, software, exigindo-nos novas formas de relacionarmos com estes elementos e novas políticas públicas focada nesta área educacional.
Existem dois enfoques utilizados na educação sobre o computador que é ensinar sobre computação ou o de ensinar qualquer assunto através do computador. Quando se é utilizado voltado para o ensino de computação o aluno usa como objeto de estudo, adquirindo conceitos computacionais, seus princípios, noção de programação, estas oferecidas por cursos direcionadas mais para o mercado. A escola tem que ter o enfoque voltado para a informática educativa, onde o aluno se utiliza da máquina para construir conceitos de qualquer domínio uma ferramenta de apoio aprendizagem.
A abordagem educacional usada quando o aluno aprende com o computador é a instrucionista, os softwares utilizados para esta abordagem são: tutoriais e exercícios e prática. Outro software que ensina são os de simulação.
O artigo cita, Piaget sobre a sua teoria na construção do conhecimento, uma das chaves principais do desenvolvimento é a ação do sujeito sobre o mundo e o modo pelo qual isto se converte num processo de construção interna. Entrega à criança o papel principal no processo de ensino-aprendizagem e ao professor, não mais o de condutor,mas sim o facilitador. O professor será aquele que enriquece o ambiente, provoca situações para que o aprendiz possa se desenvolver de forma ativa, realizando também suas próprias descobertas, ao invés de somente assimilar conhecimentos prontos, baseados na memorização.
Quando se cria na escola um projeto onde se produz o ensino através da aprendizagem cooperativa, centrada no aluno, o envolvimento de todos cresce, professores e alunos, na medida que o projeto vai amadurecendo o resultado vai sendo satisfatório.

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